Sabemos que no primeiro ano de vida de um bebé, 80% dos acidentes são de quedas de sofás, camas, escadas, entre outros. Os bebés crescem sem darmos conta e desenvolvem habilidades a um ritmo alucinante, começam a gatinhar, e quando der por si já são capazes de trepar objetos que estejam espalhados pela casa e que possivelmente lhe darão acesso a zonas que julgava inacessíveis.
Apoiam-se em qualquer coisa que os ajudem a explorar melhor a sua casa, ou em qualquer local que se encontrem, aumentando a probabilidade de queda. É por este motivo que deve redobrar os cuidados.
Por isso mesmo, encontram aqui alguns cuidados que podem pôr em prática para aumentar a segurança do seu bebé em casa.
Que cuidados ter em casa
A casa é o ambiente em que o seu bebé passará mais tempo, pelo menos durante o primeiro ano de vida. Neste sentido, é importante que seja preparada com antecedência, tendo em conta a imprevisibilidade que é tão característica nas crianças. É importante que faça uma inspeção à sua casa, assim como provavelmente algumas alterações:
- Deve inspecionar cada compartimento da sua casa e verificar a existência de possíveis elementos que irão atrair a atenção da criança, como tomadas que estejam ao alcance sem nenhuma proteção ou pequenos objetos espalhados no chão que possam ser facilmente apanhados e engolidos.
- Deverá re-avaliar a estrutura da sua casa e verificar o potencial de certos perigos, e se não será necessário readaptá-la, isto é, se não terá escadas perigosas onde seja necessário colocar cancelas ou até mesmo na entrada dos compartimentos da casa mais perigosos, como a cozinha ou casa de banho.
- Reveja se no seu jardim não terá poços, piscinas ou espaços que precisam de ser devidamente cobertos para que se evitem riscos desnecessários.
- No caso de ter varandas, verifique se nestas existem barras horizontais onde as crianças possam apoiar os pés e eventualmente cair. Proteja estas barras ou apoios de modo que seja impossível apoiar-se nelas.
- Numa varanda, as barras verticais deverão ter uma largura menor com crianças em casa, de modo que impossibilite a passagem das crianças pelo meio destas.
- Não coloque objetos junto das janelas que permitam à criança apoiar-se na janela e potencialmente cair para o lado de lá. Deverá colocar mecanismos que limitem ou bloqueiem a abertura das janelas.
- No quarto, a cama da criança deve ser sólida e estável, sem arestas ou saliências onde possam ficar presas partes da roupa. As grades devem ter uma altura mínima, pelo interior, de 60 cm e não devem ter aberturas superiores a 6 cm. O colchão deve ser firme e estar ajustado ao tamanho da cama.
- Dentro da cama, certifique-se que não existem brinquedos ou almofadas que possam promover a asfixia ou mais tarde, como apoio, provocar uma queda.
- Evite cozinhar com o bebé ao colo ou perto do fogão para acautelar possíveis acidentes como queimaduras.
Sem comentários:
Enviar um comentário